sábado, 28 de junho de 2014

Cachaça João Andante


Cachaça João Andante

Cachaça João Andante

Cachaça João Andante, Mais uma do Pilão Mineiro..., Envelhecida por três anos (dois em barril de Carvalho e um em barril de Amburana), possui um aroma levemente frutado característica do carvalho, um sabor suave, porem, marcante graças as características adquiridas da Amburana.
Uma cachaça para ser servida aos seus amigos, vai bem em qualquer ocasião. Hoje em dia  com um pouco mais de dificuldade para achar, em seu lugar encontrará a "O Andante", veja porque, conhecendo um pouco da sua história:

  • Em 2008 três jovens inspirados resolveram criar uma cachaça com sabor brasileiro e jeito itinerante. E foi assim que surgiu a cachaça João Andante
    Esta cachaça mineira já passou por poucas e boas devido ao seu nome e sobrenome que muito lembra o do primo distante Johnnie Walker. Mas como boa mineira soube tirar algum proveito da situação. E devido pelo indevido, depois de todo o rolo com os produtores do whisky, o número de vendas da João Andante é cinco vezes maior do que quando começaram a comercializar a cachaça. No início a João Andante vendia uma média de 200 garrafas por mês e hoje já chega a mil!
    Mesmo tendo alcançado uma visibilidade nacional e internacional seus produtores não exercem a profissão de produtores. Mas como assim? A cachaça João Andante nasceu como um trabalho de conclusão de curso que os três jovens faziam na escola técnica de formação gerencial do Sebrae. Os meninos receberam a tarefa de criar uma marca e desenvolvê-la em todas as etapas do negócio e a cachaça foi a escolha deles. A João Andante não tem um alambique próprio, os rapazes compram a cachaça de um produtor e engarrafam colocando a sua marca. E é a venda através da internet é que possibilita que brasileiros dos quatro cantos do país possam ter acesso a essa cachaça.   
    A João Andante vem com aquele jeitinho mineiro de comer pelas beiradas e é comercializada apenas na versão ouro em garrafas de 670 ml.
  • Origem do nome

    Os produtores da cachaça João Andante juram de pé junto que João Andante nada tem a ver com o primo gringo Johnny Walker, apesar da enorme semelhança na figura no andarilho que se repete em ambas as marcas.
    Segundo os produtores da João Andante eles tiveram a intenção de retratar um viajante, um andarilho. Não, porém, um andarilho comum, mas um andarilho errante. Daí o nome Andante. Eles acrescentam que João é o nome mais comum do Brasil e é comumente usado para designar alguém de quem você não sabe o nome ou algum personagem fictício - como nas piadas. Dizem também que o João deles é uma mistura que se encontra na literatura, na música e na cultura do Brasil e diz que o rosto do João Andante é obra de Pablo Picasso no quadro em que ele pinta Dom Quixote.
Fonte: Mapa da Cachaça (http://www.mapadacachaca.com.br/guia/cachaca/joao-andante)

Após ser processada pela gigante DIAGEO, sendo acusada de plágio,  e depois de uma longa disputa judicial. A acusação foi baseada no fato de o nome João Andante ser uma tradução literal da marca de uísque e de o rótulo trazer o desenho de um personagem semelhante ao da Johnnie Walker. A garrafa de uísque traz a imagem de um lorde inglês, com chapéu e bengala, caminhando, enquanto que o rótulo da João Andante tem o desenho que mistura o matuto Jeca-Tatu, um dos personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato, e o andarilho Juquinha, antigo morador que ficou famoso na Serra do Cipó. Ele caminha carregando uma trouxa de roupas nas costas. Os Fabricantes da cachaça mineira perderam o processo, e lançam nesta semana, durante a Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), a marca O Andante, que traz além da mudança do nome a alteração da imagem de rótulo, onde as pernas do personagem foram cortadas. Como vemos na imagem dos rótulos abaixo.


Cachaça, João Andante, O Andante

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