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Cachaça João Andante |
Uma cachaça para ser servida aos seus amigos, vai bem em qualquer ocasião. Hoje em dia com um pouco mais de dificuldade para achar, em seu lugar encontrará a "O Andante", veja porque, conhecendo um pouco da sua história:
- Em 2008 três jovens inspirados resolveram criar uma cachaça com sabor brasileiro e jeito itinerante. E foi assim que surgiu a cachaça João Andante.
Esta cachaça mineira já passou por poucas e boas devido ao seu nome e sobrenome que muito lembra o do primo distante Johnnie Walker. Mas como boa mineira soube tirar algum proveito da situação. E devido pelo indevido, depois de todo o rolo com os produtores do whisky, o número de vendas da João Andante é cinco vezes maior do que quando começaram a comercializar a cachaça. No início a João Andante vendia uma média de 200 garrafas por mês e hoje já chega a mil!
Mesmo tendo alcançado uma visibilidade nacional e internacional seus produtores não exercem a profissão de produtores. Mas como assim? A cachaça João Andante nasceu como um trabalho de conclusão de curso que os três jovens faziam na escola técnica de formação gerencial do Sebrae. Os meninos receberam a tarefa de criar uma marca e desenvolvê-la em todas as etapas do negócio e a cachaça foi a escolha deles. A João Andante não tem um alambique próprio, os rapazes compram a cachaça de um produtor e engarrafam colocando a sua marca. E é a venda através da internet é que possibilita que brasileiros dos quatro cantos do país possam ter acesso a essa cachaça.
A João Andante vem com aquele jeitinho mineiro de comer pelas beiradas e é comercializada apenas na versão ouro em garrafas de 670 ml.
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Origem do nome
Os produtores da cachaça João Andante juram de pé junto que João Andante nada tem a ver com o primo gringo Johnny Walker, apesar da enorme semelhança na figura no andarilho que se repete em ambas as marcas.
Segundo os produtores da João Andante eles tiveram a intenção de retratar um viajante, um andarilho. Não, porém, um andarilho comum, mas um andarilho errante. Daí o nome Andante. Eles acrescentam que João é o nome mais comum do Brasil e é comumente usado para designar alguém de quem você não sabe o nome ou algum personagem fictício - como nas piadas. Dizem também que o João deles é uma mistura que se encontra na literatura, na música e na cultura do Brasil e diz que o rosto do João Andante é obra de Pablo Picasso no quadro em que ele pinta Dom Quixote.
Após ser processada pela gigante DIAGEO, sendo acusada de plágio, e depois de uma longa disputa judicial. A acusação foi baseada no fato de o nome João Andante ser uma tradução literal da marca de uísque e de o rótulo trazer o desenho de um personagem semelhante ao da Johnnie Walker. A garrafa de uísque traz a imagem de um lorde inglês, com chapéu e bengala, caminhando, enquanto que o rótulo da João Andante tem o desenho que mistura o matuto Jeca-Tatu, um dos personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato, e o andarilho Juquinha, antigo morador que ficou famoso na Serra do Cipó. Ele caminha carregando uma trouxa de roupas nas costas. Os Fabricantes da cachaça mineira perderam o processo, e lançam nesta semana, durante a Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), a marca O Andante, que traz além da mudança do nome a alteração da imagem de rótulo, onde as pernas do personagem foram cortadas. Como vemos na imagem dos rótulos abaixo.
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